Como Cuidar da Sua Saúde Mental Durante a Pandemia?

O Que Fazer nos Dias Difíceis de Isolamento

PSICOTERAPIAPOR JENIFER SIMÕES

Jenifer Simões

7/20/20200 min read

Estudos sugerem que o bem-estar psicológico da maioria das pessoas pode ser afetado pelo medo de ser infectado por um vírus de rápida disseminação, cujas origens, natureza e curso ainda são pouco conhecidos, e que pode ser potencialmente fatal (Asmundson & Taylor, 2020; Carvalho et al., 2020). Os sintomas relacionados à depressão, à ansiedade e ao estresse diante da pandemia têm sido identificados na população de um modo geral (Wang et al., 2020).

Em alguns países como Coreia do Sul e Índia foram catalogados casos de suicídio que podem estar ligados aos impactos psicológicos da COVID-19 (Jung & Jun, 2020), (Goyal, Chauhan, Chhikara, Gupta, & Singh, 2020). No entanto, durante a pandemia, pode-se observar que é comum que os cientistas e gestores concentrarem-se predominantemente no risco biológico, em um empenho para entender os mecanismos e propor medidas de prevenção, tratamento e contenção da doença. São medidas necessárias, porém, com o foco a pleno vapor na não proliferação, as implicações psicológicas e psiquiátricas ficam em segundo plano, tanto individualmente quanto coletivamente, e tendem a ser negligenciadas.

O isolamento imposto para prevenir a contaminação pelo covid-19 trouxe diversas consequências não só na parte social e profissional, mas também na emocional. As pessoas entraram em contato com uma realidade, até então, nunca vivida. Se já é difícil para alguém sem problemas emocionais ou qualquer questão relacionada à saúde mental, imagine para os indivíduos que já sofriam com transtornos psicológicos.

A solidão, a tristeza e as incertezas em relação ao futuro, além do afastamento do convívio social e o próprio medo do contágio, podem aumentar os níveis de estresse e desencadear problemas como a insônia, por exemplo.

Posso te dar uma sugestão?

Esse é um momento crítico, no qual você não deve descuidar da sua saúde mental.

Dica de exercício para auxiliar nos momentos difíceis.

1.    Sente-se em uma postura ereta e confortável.

2.    Feche os olhos ou fixe o olhar em algum ponto de sua preferência.

3.    Inspire pelas narinas de forma lenta e profunda, mentalizando sentimentos de autoconfiança e segurança.

4.    Expire jogando para fora a angústia e a solidão presentes em seus pensamentos.

5.    Perceba como é bom estar em sua companhia.

6.    Repita quantas vezes achar necessário. 

 Lembrete: Talvez seja a hora de fazer uma pausa e olhar para dentro.

 Você tem dificuldades relacionadas a sintomas citados nesse artigo?

Procure ajuda especializada, pois a psicoterapia pode te ajudar.

Quer saber mais? Entre em contato.